Marketers ou Marketeers?

É mais correto dizer-se marketers ou marketeers quando nos referimos a profissionais de Marketing?

Durante muitos anos houve em Portugal uma predominância do termo marketeer (com dois “e”) para designar profissionais de Marketing.
Porém, sabemos que no mundo anglófono o termo mais usado para referir um profissional de Marketing é marketer (com um “e”).
Na fase de constituição da Associação de Marketing Digital a questão foi debatida, mas rapidamente optámos pelo termo marketer, por considerarmos que marketeer tem um pendor mais comercial.

Verifica-se por vezes alguma confusão em torno deste tema, mas é claro que a opinião dominante considera que o Marketing transcende largamente a função vendas.
Numa consulta feita a profissionais de marketing no Reino Unido, constatou-se que 78,3% dos profissionais preferem designar-se como marketer, contra 21,7% que optaram pelo uso de marketeer.

Como se pronuncia marketer?

É simples, marketer rima com later, twitter, ou starter, e marketeer rima com engineer, career ou pioneer.

Afinal, como é que nos chamamos?

A nossa denominação oficial é Digital Marketers – Associação de Profissionais de Marketing Digital (APMD).
Para simplificar optámos por usar as seguintes denominações:

• Digital Marketers
  • Associação de Marketing Digital